esquema para montar um sistema simples de triagem

by - outubro 05, 2010

Aqui neste esquema estou mostrando como montar uma triagem de portas(quando uma porta aberta as demais portas não abrem)para duas ou mais portas,esse esquema é um dos mais simples de se montar a outros bem mais complexos. pois este é a base do acionamento.
VEja no esquema que os sensores servem para acionar os reles, ex: com uma das portas abertas o sensor abre o contato e não tem corrente para armar o rele.
Para fechaduras eletromagneticas usar contato (nf) do rele. E mudar a fonte de acionamento das fechaduras. E uma fonte para acionamento dos reles.




You May Also Like

2 Comments

  1. Olá amigo. Gostaria de uma opinião a respeito de um sistema de triagem que estou fazendo aqui, para o sistema de interfonia do meu prédio.
    Ao todo são 3 apartamentos. A idéia é que o sistema abra 2 fechaduras simultaneamente quando apertado o botão de dentro dos apartamentos e que cada porta se abra separadamente, com um botão tipo campaínha.
    Veja a imagem (neste exemplo liguei como se fossem apenas 2 monofones do interfone):
    http://img88.imageshack.us/img88/8521/esquemaligacao5fioshdlm.jpg
    Ja testei e vi que funciona mas tenho algumas dúvidas:
    1 - A corrente que sai do transformador da HDL é Alternada, e não Contínua. Assim, há algum risco de danificar o circuito composto do relé, diodo e capacitor?
    2 - Quais os modelos de relé, capacitor e diodo devem ser utilizados para este caso?
    Pergunto porque sei que esse esquema normalmente é utilizado em circuitos de Corrente Contínua. Sendo alternada não sei se há problemas em ligar utilizando esse sistema. Veja que a idéia é não utilizar os bornes F F da central amplificadora da HDL, pois assim, o sistema fica elétricamente inviolável. Também, dessa forma, as fontes de energia para abrir as portas só são ligadas quando apertamos os botões tipo campaínha ou quando o relé é armado, após ser pressionado o botão de dentro dos apartamentos (botão dos monofones).
    Agradeço desde já a ajuda!

    Abraços,

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Continuando a questão anterior, minha dúvida é se pelo fato de a corrente que sai do transformador HDL, pelo fato de ser Alternada, provocaria algum problema ao circuitinho - relé, capacitor e diodo. Digo, se a vida útil desse circuitinho seria reduzida ou não, porque, normalmente, esse circuitinho é utilizado em sistemas com Corrente Contínua. Fico em dúvida se o ideal seria fazer a ligação de outra forma (http://img249.imageshack.us/img249/8521/esquemaligacao5fioshdlm.jpg) em que os fios após passar pelos monofones vão para o circuitinho - relé, capacitor e diodo. Também, nesse esquema (utilizei um circuitinho que já está instalado aqui), o pólo negativo do capacitor está do lado onde, em tese, vem o fluxo de corrente. Não deveria ele estar ao contrário? http://img685.imageshack.us/img685/8521/esquemaligacao5fioshdlm.jpg.
    Sei que, como já falei anteriormente, a fonte hdl fornece 12V de Corrente Alternada. Então ela vem nos dois sentidos. Não seria interessante colocar mais um diodo do outro lado, na saída do relé, para limitar em parte o sentido da corrente? http://img571.imageshack.us/img571/8521/esquemaligacao5fioshdlm.jpg. Neste caso, que diodos e capacitor utilizar?
    Bom, desculpe se estou perguntando muito, mas creio que a troca de informações é interessante para que possamos fazer a melhor e mais segura opção.
    Abraços e novamente agradeço a atenção.

    ResponderExcluir